segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Projeto do maternal 3 - Como se forma o arco-íris?

O arco-íris é formado quando o Sol aparece após uma chuva e se deve à refração (mudança de direção) da luz nas gotículas de água no ar. Ele tem um arco principal brilhante, com a cor vermelha na parte de fora, seguida de laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta na parte de dentro. Um arco secundário, menos intenso, que tem as cores na sequência invertida (ao contrário), pode-se formar do lado de fora do arco principal, com um ou mais arcos mais suaves dentro dele. 

O arco-íris só é visto quando se está de costas para o Sol e de frente para as gotas de chuva iluminadas.

Após várias conversas e observação de como se forma o arco-íris fizemos a experiência com CD e lanterna para observarmos de como a luz influência na formação das cores.


Após os alunos se divertiram com a pintura maluca: um círculo com vários pingos de tinta e um palito de churrasquinho, prende o palito no círculo e o aluno gira, giro até misturar todas as cores.



Após assistirmos o vídeo da Kika do canal TV Futura que explica a formação do arco-íris e a observação da mangueira com os raios de sol, depois fomos para o pátio para fazermos a experiência com muita alegria e diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário